type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

sábado, 22 de março de 2014

Oficina Contato Improvisação com Ralf Jaroschinski (Alemanha)


Oficina de contato improvisação com Ralf Jaroschinski (Alemanha) - GRATUITA
Dias 15 e 16 de abril
18:30 h às 21:30 h
Local: Oficina Cultural (Rua: Tiradentes, 24 - Bairro Fundinho. Uberlândia-MG)
Inscrições até o dia 11 de abril. Mandar carta de intenção para o email: conectivonozes@gmail.com
Haverá transporte gratuito saindo do Campus Santa Mônica UFU para a Oficina Cultural.

Informações:

CONTATO IMPROVISAÇÃO 
Contato Improvisação é um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.

RALF JAROSCHINSKI / ALEMANHA (http://ralfjaroschinski.de)
Natural do Sul da Alemanha, viveu no Rio de Janeiro na infância. Formou em ballet e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, e em várias técnicas da dança contemporânea em Nova Yorque (EUA) com uma bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Conheceu o Contato Improvisação em 1994, os professores mais importantes foram Roberto Galván, Daniel Lepkoff, Alito Alessi, Martin Keogh e Nancy Stark Smith. Foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim, Alemanha, de 1998 até 2002, e foi coreógrafo convidado para os ballets nacionais de Hannover, Karlsruhe e Munique em Alemanha. Criou mais de 90 coreografias até hoje que foram apresentadas na América, na Europa e na Ásia.
Dançou em peças de Contato Improvisação projetadas por Brandin Steffensen (Nova Yorque) e Scott Wells (São Francisco, EUA), e em cooperação com Rosemary Hannon, Sean Feit e Andrew Wass entre outros produz varias obras de Contato Improvisação nos EUA e na Alemanha.
Ministra aulas e oficinas de Contato Improvisação mais regularmente desde 2004. Foi ministrante de oficina no "Encontro internacional de contato improvisação São Paulo (EICI)", "Contact in Rio", Rio de Janeiro, "Festival Internacional de Ballet" em Trujillo, Perú, "West Coast Contact Improvisation Festival (WCCIF)" em São Francisco-Berkeley, "Touch & Play" em Cardona, Espanha, e "Israeli Contact Improvisation Festival (ICIF)" em Tel Aviv, Israel. Nesses eventos realizou apresentações junto a Nita Little, Ray Chung, Benno Voorham, Felix Ruckert, Mirva Mäkinen, Brenton Cheng, Tim O’Donnell, Ingo Rosenkranz, Otto Akkanen, Lior Ophir, Fernanda Carvalho Leite, Ricardo Neves, Anderson Hanzen, Lili Zeni e Renzo Zavaleta Pella entre outros. Ensinou Contato Improvisação em estúdios e escolas de dança no Brasil, na Argentina, no Perú, na Colombia, nos EUA, na França, na Belgica, nos Países Baixos, na Alemanha, na Dinamarca, na Suécia e no Israel, e também na “Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)” e na “Faculdade de Artes do Paraná (FAP)” em Curitiba, nas Universidades de Lima, Perú, e Tübingen, Alemanha, e na “Dans och Circushögskolan (DOCH)” em Estocolmo, Suécia. Colaborou com o “Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA)” em Recife, o “Centro Cultural de España en Lima”, e o "Goethe-Institut Lima". Enfim, realizou varias obras de Contato Improvisação com “Terpsicore Proyectos” em Lima e “Dans och Circushögskolan (DOCH)” em Estocolmo e entreinou os bailarinos do “Balé Teatro Guaíra” em Curitiba, da “Compañía de ballet de Trujillo”, de “Danza Viva” e do “Ballet San Marcos” em Lima, de “Karen Peterson & Dancers” em Miami, EUA, da "GöteborgsOperans Danskompani" e do "Cullberg Baletten" em Estocolmo em Contato Improvisação.



0 comentários:

Postar um comentário