type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vídeos

INTERCONEXÕES POÉTICAS


O documentário INTERCONEXÕES POÉTICAS produzido pelo Conectivo Nozes é um registro do Projeto em Residência - Cho-co - Residência Artística de improvisação em música e dança como compositor convidado. Parceria de músicos, dançarinos e coreografos que participamos em 2014. Os sul-coreanos Seisung Lee, Jihyun Youn e Yung Jung Lee, o Conectivo Nozes, de Uberlândia (MG), o coreógrafo e improvisador Guilherme Morais e os músicos Leandro César, João Gabriel (aka DJ Bill) e Vinícius Ribeiro, de Belo Horizonte (MG). Cho-co foi uma residência-workshop com duração de três semanas, que ocorreu no período de 18 de novembro a 7 de dezembro (2014). Seis coreógrafos e três compositores se reuniram diariamente no Sesc Palladium e, nos finais de semana, apresentaram seus estudos e criações.
A proposta baseou-se na troca de métodos de investigação e habilidades técnicas de coreografia e colaboração, incentivando a experimentação no campo da dança, de forma que se faça circular a informação artística e cultural.
https://vimeo.com/141178938


Sobre pontos, retas e planos


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=a5QQC3mJRAo (Apresentado na Galeria Lourdes Saraiva)*
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=F8wVPTuzmqk  (Realizado na Sala de Iluminação do Curso de Dança/UFU)
Descrição: "Sobre pontos, retas e planos" é uma composição em tempo real feito pelo "Conectivo Nozes", fruto do grupo de pesquisa "Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade". O grupo é formado por docentes, técnicos e discentes dos cursos de Dança, Teatro, Música e Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia, além de interface com profissionais dos cursos de Física da mesma instituição.
Investigando as relações entre o corpo e o espaço, os intérpretes se relacionam num lugar construído a partir de materiais frágeis (barbante e fita crepe), utilizando de conceitos da física mecânica, arquitetura e dança contemporânea. Como mote de pesquisa buscam identificar tanto o corpo como (não) território de si mesmo, quanto o corpo como vir a ser território de si mesmo, nas relações que mantêm com o espaço, os lugares, as regiões, as fronteiras do humano. O corpo como espaço em si, no diálogo com o outro, de um lado; e também, de outro lado, o corpo social, produto e processo social e cultural.
*Vídeo gravado em Setembro de 2012, na Galeria de Arte Lourdes Saraiva em Uberlândia-MG.



Oficina com Khosro Adibi





Oficina Contato Improvisação com Ralf Jaroschinski








Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real


O projeto Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real, iniciado em 2012,  visa  a organização de encontros de caráter artístico e científico que pretendem discutir processos de Improvisação e de Composição em Tempo Real em Dança Contemporânea, colaborando para a afirmação de espaços de discussão e apresentação de trabalhos na cidade de Fortaleza e demais cidades que desejem acolhê-lo. Temporal é uma chuva de ideias, encontros, propostas e práticas. Talvez seja a tentativa utópica de ainda acreditarmos na possibilidade de uma convivência mais afetiva dentro e fora da Universidade provocada pela dança e a poesia. São momentos, mas desejamos que eles respinguem em outras ações tão íntimas e intensas quanto eles. O formato desses encontros é variado a cada edição e podem contar com residências, mesas redondas, jam sessions, mesas de debate, oficinas, piqueniques culturais e outras ações.


I Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real
Artistas convidadas:
Luciana Bortoletto
Líria Morays
No Temporal de 2012 aconteceram duas Jam Session (04 e 06/12/12); duas Performances: com os artistas Ana Carolina Mundim, Elder Sereni, Jarbas Siqueira, Luciana Bortoletto (04/12/12), e com Bruna Belinazzi, Líria Morays, Patrícia Chavarelli (05/12/12); duas Oficinas: uma ministrada por Luciana Bortoletto (03 à 05/12) outra ministrada por Líria Morays (05 à 07/12); Comunicações de trabalhos (06/12/12); Compartilhamento do trabalho Sobre pontos, retas e planos do Grupo Conectivo Nozes; Mesa temática com Ana Carolina Mundim, Líria Morays, Luciana Bortoletto; Festa de encerramento no London.






II Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real
Artistas convidadas:
Mara Guerrero
Lígia Tourinho
No Temporal de 2013 aconteceram duas Oficinas: uma ministrada por Mara Guerrero (25 e 26/11/2013) outra ministrada por Lígia Tourinho (27 à 29/11/2013); PicNic no Parque do Sabiá (27/11/2013).










III Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real
Artistas convidadas:
Isabel Tica Lemos
Beth Bastos

No Temporal de 2014 aconteceu uma inovação na programação, houve além das duas Oficinas: uma ministrada por Isabel Tica Lemos (23 e 24/10/2014) outra ministrada por Beth Bastos (25 e 26/10/2014); da Palestra Improvisação - corpo e linguagem ministrada por Isabel Tica Lemos (24/10/2014); e do PicNic no Parque do Sabiá (26/10/2014); um Encontro (teórico-prático) sobre improvisação entre os Grupos de Pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço (UFU) e CEDA-SI (IFB). Houve também duas Performances, com a participação dos membros dos dois grupos de pesquisa.

IV Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real
Artistas convidados:
Ricardo Neves
Bruna Belinazzi
Luciano Botelho
Thalita Reis
No Temporal de 2015 realizamos um Encontro de Improvisação entre o Conectivo Nozes e artistas convidados, um processo de imersão de cinco dias, conduzido por Ricardo Neves. Houve também duas Oficinas: uma ministrada por Ricardo Neves (23 e 24/09/2015) outra ministrada por Bruna Belinazzi (23/09/2015); dois compartilhamentos de trabalhos: um da interprete-criadora Bruna Belinazzi e outro da nova pesquisa criativa do Conectivo Nozes; e uma Roda de conversa (25/09/2015) entre os artistas convidados, o Conectivo Nozes e aqueles que se interessaram em refletir sobre improvisação nas artes.

No ano de 2016 realizaremos o V Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real. Aguardem a divulgação de nossa programação e se organizem para estar conosco. Desejamos compartilhar experiências de improvisação e composição em tempo real com todos aqueles que se interessam por essa área de pesquisa.

YG4A2821.jpg

domingo, 13 de abril de 2014

Resultado das inscrições para a Oficina de Contato Improvisação

Prezados interessados na oficina de Ralf Jaroschinski,

É com imensa alegria que contabilizamos um total de 85 solicitações de inscrição para a oficina. Como só temos 30 vagas disponíveis, o processo de seleção foi árduo e lamentamos não podermos acolher a todos nesse momento. O Conectivo Nozes está sempre promovendo ações de extensão universitária de caráter cultural e esperamos contar com todos vocês como participantes do próximo evento. Acompanhem nossas atividades pelo blog: http://www.conectivonozes.blogspot.com

Segue a lista de selecionados:

- Janahina Araujo
- Juliana Ladeira
- Lincoln Abiatti
- Bruna Belinazzi
- Fabíola Borges
- Letícia Pacheco
- Marcella Magalhães
- Paulo Ricardo
- Leevan José Souza
- Renato Palumbo
- Sigrid Bitter
- Ana Caroline Franco Alves
- Jessica Rosa
- José Inácio
- Lara Barcelos
- Herick Fernandes
- Alisson Machado
- Isabela Palhares
- Andressa Ugaya
- Anderson Rosa
- Carol Macedo
- Cristiane Cabral
- Débora Helena
- Fabrícia Ferreira
- Gabriela Neves
- Marcelo Borges
- Narciso Teles
- Rita Fernandes
- Silvio Antonelli
- Talita Rafaela
- Vanessa Marques
- Thiago Xavier
- Lívia Chumbinho
- Amanda Martins