type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Oficina de Improvisação e Criação em Dança

Improvisação e Criação em Dança -  Vila das Artes - http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/improvisacao-e-criacao-em-danca-2/

Cenografia e composição em Dança -  Vila das Margens - http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/vila-nas-margens-traz-cenografo-mineiro/








sábado, 24 de maio de 2014

O Artista-Docente no Ensino Superior: Discursos e Práticas



Alguns registros da ação que ocorreu em 2014:










Contatos


e-mail mundim.ana@gmail.com


Tel.: 34 99388943

PRODUTOS


1) Livro Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade (distribuição gratuita)

Este livro visa compartilhar com o leitor os processos de pesquisa do grupo Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade, vinculado ao Curso de Bacharelado em Dança, da Universidade Federal de Uberlândia. Os artigos que o compõem versam sobre estudos teórico-práticos desenvolvidos pelo grupo, o qual tem como foco a composição em tempo real em dança contemporânea. O caráter interdisciplinar do grupo proporciona uma visão ampla sobre o trabalho desenvolvido entre os anos de 2010 e 2012, incluindo olhares distintos sobre o percurso, especialmente a partir das relações estabelecidas entre Dança, Teatro, Arquitetura e Música,.

2) Livro de poemas Corpos em quatro atos (R$ 20,00)


Corpos em quatro atos é um livro de poemas que busca refletir sobre as relações humanas na contemporaneidade, as quais perpassam as distâncias e proximidades entre pares, nos âmbitos virtual e real. Discute-se o corpo em contato com as afetividades: o ser humano em contato consigo e com o outro, em intimidade e exposição, entre dúvidas e certezas, em processo de transformação.

Toda relação implica em uma mudança. Este foi o ponto de partida para a estruturação do livro, que se organiza em quatro atos: Ato I - Um corpo; Ato II - Dois corpos; Ato III - Silencio; Ato IV - Metamorfose. O Ato I revela o corpo e as relações consigo mesmo, com suas dúvidas, questões, instabilidades, texturas, odores. O Ato II trabalha as suspensões e quedas do momento do encontro, das relações com o outro, do ceder e resistir, da sedução, do encantamento e da ruptura. O Ato III é o digerir, o admirar, o observar, o refletir, a pausa. O Ato IV é a transformação, a troca de pele, o recomeço.


Este livro, portanto, decorre das experiências do corpoespaço poético em movimento.


3) Documentário Encontros e Composições (R$ 20,00)

Encontros e composições é um documentário do Conectivo Nozes que aborda os procedimentos de pesquisa do grupo, a construção do espetáculo Sobre pontos, retas e planos e o compartilhamento da primeira edição do projeto de residência Porposições Poéticas em tempo real.

4) Anexo: cadernos de criação e pesquisa - vol I, vol II, vol III (distribuição gratuita)

Os cadernos de criação e pesquisa são parte do processo de estudos dos integrantes do grupo Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade. Eles trazem contribuições para o percurso de investigação, pois no momento de produzi-lo o pesquisador tem nova possibilidade de debruçar-se em uma trajetória reflexiva, identificando possibilidades teórico-práticas e imagéticas criadas a partir da experiência coletiva. Eles são compostos por anotações, rascunhos, rabiscos, perguntas, desenhos, rasuras que, compartilhadas em escrita de próprio punho, criam entrelaçamentos comunitários a partir das perspectivas individuais do todo.


Ações


O Conectivo Nozes tem realizado ações de intercâmbio com artistas profissionais do Brasil e do exterior, para sua atualização e compartilhamento artístico. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.

Em 2011 cidade de Uberlândia, o Conectivo promoveu, em parceria com o Curso de Graduação em Dança e o evento Olhares sobre o Corpo (promovido pelo grupo profissional local UaiqDança), a oficina Arquiteturas Dérmicas, com Maurício Leonard (arquiteto de Belo Horizonte) atrelada à realização de palestra e apresentação, com mesmo título; e a palestra Videoarte enquanto exercício criativo; o corpo enquadrado; o corpo midiático; o body-pixel. Um lugar a 24 frames, de Elinaldo Meira (artista visual, de São Paulo).

No ano de 2012, com a realização da primeira edição do Temporal, o grupo recebeu em Uberlândia as bailarinas Luciana Bortoletto e Líria Morays, para oficinas de improvisação.

No ano de 2013, com a realização da segunda edição do evento Temporal, o grupo recebeu em Uberlândia as bailarinas Lígia Tourinho e Mara Guerreiro para oficinas de improvisação. Além disso, promoveu uma ação artística com as bailarinas Mônica Infante e Cíntia Kunifas, que apresentaram o trabalho Corpo desconhecido. Ainda este ano, em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Dança e as estudantes Mariane Araújo e Nadia Yoshi promoveu a oficina de dança contemporânea com Khosro Adibi.

Em 2014 promoveu a oficina de contato improvisação com Ralf Jaroschinski. Também, a partir do projeto "O artista docente no ensino superior: discursos e práticas", promoveu mesa de debate, roda de conversa, residência artística e compartilhamento da residência, com a colaboração dos artistas docentes Susi Martinelli (IFB), Alexandre Ferreira (UFG) e Silvia Geraldi (UNICAMP).

Em agosto de 2014 o Conectivo Nozes participou do III Seminário DANÇA-TEATRO-EDUCAÇÃO: o corpo do corpo no corpo, realizado em Fortaleza (Ceara), pela UFC - Universidade Federal do Ceará; com a apresentação artística: Sobre pontos, retas e planos.  

Em novembro de 2014 participou de dois eventos na cidade de La Plata (Argentina): das Jornadas Pre-ECART 2015, organizada pelos coletivos: Grupo de Estudos sobre Corpo da Universidade Nacional de La Plata (GEC), Centro Interdisciplinar Corpo, Educação e Sociedade do Instituto de Investigações em Humanidades e Ciencias Sociais da Universidade Nacional de La Plata (CICES-IdIHCS-UNLP/CONICET), e a Rede Latinoamericana de Antropologia de e desde os Corpos; e do Festival de Dança Contemporânea DANZAFUERA.

As Jornadas Pre-ECART 2015 (preparatórias do ECART - IV Encontro Platense de Investigadores/as sobre Corpo nas Artes Cênicas e Performáticas) consistiram em um conjunto de atividades de intercambio artístico-acadêmico, que envolveram três equipes de trabalho: o Grupo de Estudos sobre Corpo da UNLP (Argentina), a Linha de Estudos Críticos das Corporeidades, das Sensibilidades e das Performatividades da Universidade Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), o Grupo de Pesquisa Dramaturgia do CorpoEspaço/Conectivo Nozes da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) e o Coletivo Teatro Dodecafônico de São Paulo (Brasil).

DANZAFUERA é um festival anual de dança contemporânea que se propõe a gerar diálogo entre a dança, os espaços urbanos e os habitantes da cidade. Nesse encontro de artistas o Conectivo Nozes participou com a apresentação artística: Sobre pontos, retas e planos.


Como parte do Projeto Corpo e(m) Movimento o Conectivo Nozes realizou três ações na Escola Estadual do Parque São Jorge: uma apresentação da obra Sobre pontos, retas e planos, uma Jam Session com os alunos do projeto, uma ação com toda a equipe de funcionários da escola (professores, merendeiras, funcionárias da limpeza, secretaria, supervisoras de ensino, diretora, zelador, etc).  

Ações de 2015:

No ano de 2015 o Conectivo Nozes inicia a pesquisa de elaboração de um novo trabalho artístico. Realiza o IV Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real e recebe como artistas convidados: Ricardo Neves (SP), Bruna Belinazzi (MG), Luciano Botelho (MG), Thalita Reis (MG). Em setembro o grupo é convidado para apresentar a obra Sobre pontos, retas e planos no Festival Universitário de Teatro e Dança Nau de Dionísio. Em outubro vai a Bogotá (Colombia) para apresentar o trabalho acima citado e oferecer uma oficina no II Encontro Latinoamericano de Investigadores sobre o Corpo e Corporalidades nas Culturas.

Temporal
Nau de Dionísio
Bogotá

Ano 2012 - Ventanas


Esta exposição visa compartilhar alguns dos resultados fotográficos, fruto de dois anos de pesquisas acerca do corpo-espaço, focando nas possibilidades de construção de paisagens, a partir de imagens de janelas. A ideia central é estimular a percepção poética da janela como espaço simbólico e metafórico que permite ao observador estar no exterior e no interior ao mesmo tempo.

A proposta consiste em uma exposição fotográfica com 10 fotos tamanho 1m x 0,85cm impressas em tecido (seda), dispostas de modo que o público tenha que caminhar entre elas. Pela transparência proporcionada pelos tecidos, o espectador pode se relacionar com as imagens pela frente ou pelo verso, reconhecendo diferentes perspectivas do olhar e proporcionando essa relação sensória de estar entre o dentro e o fora simultaneamente.

Sinopse:
Por las ventanas miro el mundo.
Por allí todo se mueve y está parado. Al mismo tiempo.
De donde miras ya no lo sabes si es la realidad concreta o reflejada.
Los cuerpos dañados por el tiempo se hacen figuras de un album abandonado.
De la silla dibujada por el sol se crean espacios para el pensamiento.
Muñecas heridas o fragmentadas, mujeres arregladas o encantadas.
Miro las ventanas capaces de ofrecerme, en vuelos, otras paisajes.
Por el mundo, miro las ventanas.


Oficina de Cenografia na Composição em Tempo Real em Dança Contemporânea


Através de investigações acerca da cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea, essa oficina é  ministrada pelo pesquisador Emilliano Freitas e direcionada a estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Artes Visuais e áreas afins.

A primeira oficina ocorreu em dezembro 2013 durante a Semana de Arquitetura, Urbanismo e Design na Universidade Federal de Uberlândia, sendo trabalhado conteúdo teórico-prático, resultando no projeto e montagem de uma cenografia que foi experimentada pelo Conectivo Nozes em uma apresentação pública. 


Corpo e(m) movimento


Este projeto nasceu, em 2014, do diálogo e desejo das pesquisadoras Ana Carolina Mundim e Patricia Chavarelli. Ele se configura como uma vontade de aproximação entre os estudos de composição em tempo real realizados no grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço e as descobertas e estudos de movimento que podem ser gerados entre estas investigações e a comunidade escolar. Sua primeira atuação, com os estudantes da Escola Estadual do Parque São Jorge (Uberlândia/MG), se organizou com dois encontros semanais. Além das duas professoras citadas temos também a participação estudantes de Graduação em Dança e Psicologia. O projeto visa alcançar novas parcerias com outras escolas públicas

No ano de 2014 o Conectivo Nozes realizou três ações na Escola Estadual do Parque São Jorge: uma apresentação da obra Sobre pontos, retas e planos, uma Jam Session com os alunos do projeto, um bloco de ações com toda a equipe de funcionários da escola (professores, merendeiras, funcionárias da limpeza, secretaria, supervisoras de ensino, diretora, zelador, etc).  
 
 




Em 2015 o Projeto prossegue com nova equipe de trabalho e atendendo duas turmas da escola: o mesmo grupo de alunos do ano anterior e uma turma de 1º ano. O desejo da equipe é oferecer às crianças a oportunidade de desenvolver um trabalho de pesquisa de movimento a longo prazo, pois entende que o processo de construção de conhecimento demanda tempo e dedicação.
Nesse ano também foram realizadas algumas ações além das aulas ministradas, entre elas: uma atividade com alguns professores (primeiro semestre), a participação dos alunos do projeto na Oficina de improvisação ministrada por Bruna Belinazzi no IV Temporal - Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real, uma apresentação do Grupo de Percussão da UFU a toda a comunidade da escola.










O artista-docente no ensino superior: discursos e práticas


A consolidação do artista docente tem se configurado cada vez mais como uma possibilidade de atuação dentro das Universidades no Brasil. No entanto, a conquista de espaço para a criação, a produção e a circulação artísticas ainda se apresentam como desafios para o docente com este perfil. O presente projeto, iniciado em 2014, busca discutir sobre a importância das práticas criativas do artista docente, sua reverberação no ensino e as dificuldades encontradas para a garantia e a manutenção dessas ações artísticas. Para isso, articula residências artísticas entre artistas-docentes vinculados a distintas universidades brasileiras, para discutir as relações entre teoria e prática nas ações profissionais desenvolvidas por estes profissionais dentro de suas instituições.

Esse Projeto viabilizou algumas ações no ano de 2014, entre elas:

  • Um encontro de uma semana, no mês de maio, entre 6 artistas-docentes - Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Jarbas Siqueira (UFU), Patricia Chavarelli (UFU), Silvia Geraldi (UNICAMP), Susi Martinelli (IFB). Nesse momento de pesquisa houveram encontros de estudo e criação, uma mesa temática, uma roda de conversa e uma apresentação do trabalho gerado nos 5 dias de imersão; esse trabalho foi entitulado: Mesa Performática: Artista-docente.
  • Apresentação do trabalho Mesa Performática: Artista-docente na Oficina Nacional de Dança Contemporânea em Salvador/BA, no mês de agosto. Artistas-docentes participantes: Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Jarbas Siqueira (UFU), Patricia Chavarelli (UFU), Silvia Geraldi (UNICAMP), Susi Martinelli (IFB).
  • Apresentação do trabalho Mesa Performática: Artista-docente na cerimônia de abertura do Encontro de Coordenadores dos Cursos de Dança em Brasília/DF, no mês de agosto. Artistas-docentes participantes: Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Jarbas Siqueira (UFU), Patricia Chavarelli (UFU), Silvia Geraldi (UNICAMP), Susi Martinelli (IFB).
  • Apresentação do trabalho Mesa Performática: Artista-docente no VIII Congresso da ABRACE em Belo Horizonte/MG, no mês de novembro. Artistas-docentes participantes: Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Rosa Primo (UFC).

Formigueiro - Projeto de Acervo e Memória



O Projeto Formigueiro é uma pesquisa pensada e estruturada para a construção de um acervo da memória da dança, tendo como eixo principal a cidade de Uberlândia. Ele visa gerar material de pesquisa e expandir os registros e documentações na área de dança. O projeto se articula em quatro frentes orientadas pela organização de documentos, a saber: 1) coleta de materiais a partir de solicitações de doações; 2) realização de entrevistas com artistas locais e personalidades relacionadas à pesquisa em improvisação, buscando traçar possíveis histórias da dança e filosofias de trabalho na cidade de Uberlândia, no Brasil e no exterior; 3) transcrição das entrevistas realizadas; 4) Seleção e publicação de entrevistas.