type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

sábado, 4 de abril de 2015

Pesquisas

Pesquisadora: Profa. Dra. Ana Carolina Mundim
Pesquisa de Pós Doutorado, com financiamento CAPES/UFU
Título: Improvisação em dança: corpoespaço em experiência
Resumo: O presente plano de estudos visa o desenvolvimento de investigações teórico-práticas acerca da improvisação em dança contemporânea, tomando como eixo central de discussão abordagens sobre corpoespaço. Para tanto, a pesquisadora acompanhará o trabalho do artista pesquisador Julyen Hamilton, que desenvolve, na Espanha, trabalhos de composição em tempo real, tendo como um dos focos de atuação o corpoespaço.
Palavras-chave: Dança contemporânea; improvisação; composição em tempo real; corpoespaço


Pesquisador: Jarbas Siqueira Ramos
Título: Notas sobre o Corpo-Encruzilhada: Estudos do Corpo no Ritual e na Cena
(Pesquisa de Doutorado pelo Dinter UFU-Unirio)
Resumo: A pesquisa propõe uma elaboração conceitual sobre a ideia de corpo-encruzilhada, tendo como campo de observação e análise o congado da cidade de Bocaiúva/MG e o campo das artes da cena, especialmente a dança, o teatro e a performance cultural. Compreende uma discussão sobre as questões epistemológicas para estudos do corpo no universo da cultura brasileira, considerando a necessidade de reflexão sobre a descolonização do corpo e, para tanto, assumir outras possibilidades epistemológicas que considerem as epistemologias locais e a ecologia de saberes. Subsidiam esse estudo trabalhos dos campos da Antropologia da Performance, das Performances Culturais, dos Estudos Culturais, da Literatura, da Linguística, das Artes Cênicas e das Epistemologias do Sul. Propõe como resultado a elaboração de tese a ser apresentada ao PPGAC-UNIRIO.
Palavras-Chave: Corpo-Encruzilhada. Descolonização do Corpo. Congado. Artes da Cena

Pesquisadora: Mariane Araujo Vieira
Título: Espaço: Interações entre Física e Dança
Resumo: A pesquisa visa o desenvolvimento de um processo criativo de um espetáculo de composição em tempo real em dança.  O trabalho realizado junto ao Grupo de Pesquisa Dramaturgia do CorpoEspaço que tem como foco aprofundar o conceito de Espaço nas perspectivas da Física e da Dança.
Palavras-chave: Dança; Física; Espaço; Interdisciplinaridade.

Pesquisadora: Patricia Chavarelli Vilela da Silva
Titulo: Corpo e(m) movimento
Resumo: Como pesquisadora, tenho direcionado minhas observações aos processos auto-educacionais pelos quais passa o ser humano em cada fase de sua existência. Essa pesquisa, em especial, procura desenvolver junto a crianças do ensino fundamental investigações do corpo e(m) movimento por meio de recursos pedagógicos que consideram a unicidade e a complexidade do ser humano. Nesse sentido, os estudos artísticos desenvolvidos no grupo de pesquisa Dramaturgia do CorpoEspaço são deslocados ao território escolar e ressignificados pelos CorposEspaços ali presentes. A pesquisa tem por foco o trabalho com as crianças e seu entorno; para tanto, temos realizado também ações paralelas com os adultos que as atendem na escola (professores e funcionários).
Palavras-chave: educação, dança contemporânea, improvisação, percepção, corpoespaço.