type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

domingo, 17 de abril de 2016

Jornal Correio - Resultado Boca de Cena 2016

Secretaria de Cultura divulga lista de espetáculos do Boca de Cena

A Secretaria de Cultura divulgou a relação dos 15 espetáculos contemplados pelo projeto Boca de Cena deste ano. A iniciativa, reeditada em 2015, fomenta a apresentação de montagens nas áreas de música, dança e teatro, com datas no Teatro Rondon Pacheco e no Teatro Municipal de Uberlândia entre maio e outubro.
Foram avaliadas 32 propostas inscritas e selecionados 15 de 18 projetos previstos no edital. Uma data do Teatro Municipal de Uberlândia e duas no Teatro Rondon Pacheco, destinadas a espetáculos de dança, não foram ocupadas, porque não houve inscritos, segundo Ênio Bernardes, da Comissão de Avaliação.
“Lamentamos que não houve as inscrições, porque há demanda. Há 25 academias de dança na cidade. Ano passado, recebemos entre 10 e 15 inscrições da área. Alguns profissionais de dança afirmam que seus espetáculos não se enquadram no palco italiano”, diz Bernardes.
“Dreams”, espetáculo de dança contemporânea de Ana Carolina da Rocha, inédito no Brasil, encerrará o Boca de Cena deste ano (Foto: Denitsa Dikova / divulgação)
“Dreams”, espetáculo de dança contemporânea de Ana Carolina da Rocha, inédito no Brasil, encerrará o Boca de Cena deste ano (Foto: Denitsa Dikova / divulgação)
Os selecionados ficam isentos da taxa de ocupação dos teatros, têm ajuda de custo de R$ 2 mil e recebem toda arrecadação da bilheteria. Além de contribuir para a apresentação das produções artísticas locais, o projeto fomenta o acesso do público à Arte, já que os ingressos não podem ultrapassar o valor de R$ 20.
Entre os projetos selecionados de música, está o show “Onze”, da banda Senomar. “É a primeira vez que participamos do edital e a primeira vez que tocamos no Teatro Rondon Pacheco. Ficamos empolgados, porque é lugar importante para cultura de Uberlândia”, diz o proponente Gabriel Melo, um dos guitarristas da banda.
O início da temporada 2016 do Boca de Cena está previsto para 19 de maio, com encenação da peça “O Debute”, do grupo Anjos da Alegria, no Municipal. “Todos os nossos espetáculos foram incentivados pelo Boca de Cena. É um mecanismo importante para a classe artística local, que aumenta o acesso aos teatros. A única crítica que tenho é quanto às reserva das datas, que, neste ano, não disponibilizou nenhum fim de semana”, diz o proponente Emilliano Freitas.
O encerramento será em 23 de outubro, no Rondon Pacheco, com a apresentação solo de dança, “Dreams”, proposto por Ana Carolina da Rocha e inédito no Brasil. “Eu criei a montagem em uma residência, quando estava em Barcelona, fazendo pós-doutorado. É um espetáculo de dança contemporânea, de improvisação, composição em movimento”, diz a dançarina.

Boca de Cena 2016 – projetos selecionados*

Dança
– “Arkhitekton”, de MarlenKenia
14/7 no Teatro Municipal
– “Matéria Bruta”, de Strondum
16/9 no Teatro Municipal
– “Dreams”, de Ana Carolina da Rocha
23/10 no Teatro Rondon Pacheco
Música
– “Dikika – Heróis e Heroínas Afro-brasileiros”, da Banda Dikika e Convidados
20/5 no Teatro Municipal
– “Um Sonho em Melodia”, de Nicolau Sulzbeck
13/7 no Teatro Municipal
– “Araceli Chacon Plays Bach”, de Araceli Chacon Sobrinha
15/9 no Teatro Municipal
– “Onze”, de Senomar
19/6 no Teatro Rondon Pacheco
– “Viola Flor canta Pena Branca e Xavantinho Grupo”, de Viola Flor
19/8 no Teatro Rondon Pacheco
– “Uma Pequena Serenata Noturna”, da Orquestra Experimental Uberlândia
22/10 no Teatro Rondon Pacheco
Teatro
“O Debute”, de Anjos da Alegria
19/5 no Teatro Municipal
“Muiraquitã”, de Artimanha
15/7 no Teatro Municipal
“Parabellum (si vis pacem)”, de Dyonysiacos Cia. de Teatro
14/9 no Teatro Municipal
“Apaixonadamente Humanus”, do Grupo de Teatro Apoteose
18/6 no Teatro Rondon Pacheco
“O Lobo”, de Zerovírgula1
21/8 no Teatro Rondon Pacheco
“Rapunzel”, de Associação Trupe de Truões
21/10 no Teatro Rondon Pacheco
*As datas estão sujeitas a alteração
Link disponível: http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/secretaria-de-cultura-divulga-lista-de-espetaculos-do-boca-de-cena/

0 comentários:

Postar um comentário